Práticas sistêmicas não adversariais que abordam os conflitos de modo a resolvê-los e transformá-los construtivamente.
DESCRIÇÃO
Mediação, negociação, processos circulares restaurativos e conciliação são práticas sistêmicas não adversariais que abordam os conflitos de modo a resolvê-los e transformá-los construtivamente. Em instituições/sociedades plurais e democráticas é natural a presença de conflitos em decorrência de expectativas, valores e interesses diferentes que não podem ou aparentam não poderem ser atendidos ao mesmo tempo. Surge, portanto, demanda para as abordagens de solução de conflito a serem ministradas neste Curso de Formação. Técnicas de comunicação onde o diálogo desempenha um papel central na qualificação da escuta e, consequentemente, na possibilidade de aproximação e entendimento mútuo, abrem espaços para todos os envolvidos – seja nas relações familiares, nas empresas, instituições, comunidades ou equipes de criação compartilhada. O pensamento reflexivo, identificação de cenários emocionais e produção coletiva de conhecimento integram a metodologia desta Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso em 10 módulos. A utilização técnica dos Processos Circulares de Kay Pranis foi escolhida e adaptada acolhendo traços da teoria Ator-rede (de Latour, Despret e outros) e incluída na metodologia do curso por propiciar a participação mais eficaz dos envolvidos e ampliar as potencialidades da escuta qualificada durante os relatos individuais de percepções e experiências.
OBJETIVOS
· Construir conhecimento através dos conceitos, reflexão e vivência compartilhada;
· Desenvolver habilidades na área da Comunicação;
· Compreender o diálogo como elemento central da escuta qualificada e, consequentemente, da possibilidade de aproximação e entendimento mútuo;
· Etapa Prática-Supervisionada: estágio de acompanhamento de casos reais de Mediação de Conflito. Dirigida aos participantes da Formação em Mediação que desejam atuar na qualidade de Mediador e que cumpram os pré-requisitos necessários.
· O ensino-aprendizagem se dará pela pedagogia incidental na visão de Vygotsky sobre o aprendizado, ou seja, caminha do interpessoal para o intrapessoal. Partindo-se de uma situação de classe, um assunto que surge inesperado no contexto geral apresentado por um participante, é acolhido e correlacionado aos temas da formação que está sendo abordado e assim, articulado no contexto geral. Essa plasticidade pode contribuir para alterações na ordem estabelecida no programa do curso, sem que haja perda do conteúdo. As aulas acontecerão em finais de semana pré-estabelecidos, entretanto, qualquer mudança que ocorra visará atender às singularidades de sua proposta uma vez que o Ensino incidental é vivo, presente e plástico, ajustando o programa da melhor forma, para que atenda o processo de aquisições conceituais e práticas do grupo.
ESTRUTURA DA FORMAÇÃO
· Etapa Teórico-Prática com simulação de casos: 9 módulos presenciais e mensais com 15 horas cada módulo.
· Etapa Prática-Supervisionada: estágio de acompanhamento de casos reais de Mediação de Conflito. Dirigida aos participantes da Formação em Mediação que desejam atuar na qualidade de Mediador e que cumpram os pré-requisitos necessários.
OBJETIVOS INSTITUCIONAIS
· Conscientizar sobre a política pública de tratamento adequado de conflitos;
· Trazer à reflexão o conflito e seus vários aspectos;
· Estimular a criatividade e a consciência nas fases do processo de aprendizado e de prática;- dar a conhecer (informar) sobre panorama nacional e internacional dos meios alternativos de solução de conflitos e principais métodos existentes;
· Oportunizar a colaboração e disseminação de valores fundantes das práticas restaurativas, visando melhor abordagem para os conflitos e qualidade nas relações entre pares, familiares e amigos, bem como em equipes e colegas e em espaços sóciotécnicos;
· Capacitar as pessoas/profissionais para o uso de técnicas de diálogo e de mediação visando a prevenção e a desconstrução/transformação de conflitos através de uma abordagem transdisciplinar, com responsabilidade, pensamento crítico, reflexivo e generativo.
HORÁRIO
· Sextas 14: 30 às 18:30
· Sábados: 09:30 às 18:30
MÓDULOS COM 15 HORAS DE DURAÇÃO CADA
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS - MÓDULO TEÓRICO BÁSICO - MTB
PROFESSORA COORDENADORA
Dra. Celia Passos